sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Cartas com o Führer.

Uma das características marcantes do regime nacional-socialista foi o culto à personalidade de Adolf Hitler. Entre 1933 e 1945, sua figura esteve presente em diversos aspectos da vida alemã, como por exemplo, as artes, a educação e a política. A admiração e a devoção a Hitler foram reforçadas por um sofisticado aparato de propaganda ideológica, que disseminou a imagem de um führer onipotente e onisciente.
A filatelia alemã da época é rica em itens relacionados ao culto à personalidade de Adolf Hitler, como por exemplo, os dois envelopes circulados a seguir. Ambos circularam dentro do território alemão, como comprovam às obliteções e os destinos redigidos nos mesmos.
Envelope circulado entre as cidades de Mainz (20/04/1937) e Eisench - sem data de chegada registrada. Acervo: Wilson de Oliveira Neto.
 
Envelope circulado entre as cidades de Hohenwested (06/12/1937) e Flensburg - sem data de chegada registrada. Acervo: Wilson de Oliveira Neto.

3 comentários:

  1. como sempre legal tiveram muitas cartas de diversas formes com este personagem. Et cada tipo de selo tem uma significaçao postal, pois emitidos em momentos diferentes. Nao me conheço muito mais hoje aprende ainda com o amigo

    ResponderExcluir
  2. Ao professor os elogios e tambem pelo acervo que vai se avolumando
    tanto nas peças como na história , que é o desenvolvimento natural de tantas outras histórias que se sucederão.Exelente.

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo J. Rodrigues.

    Muito obrigado pelo gentil comentário. É sempre estimulante ler as suas observações e também acompanhar o seu blogue. Saudações e apareça sempre!!!

    ResponderExcluir