quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Guerras e revoluções brasileiras: a Segunda Guerra Mundial.

A Segunda Guerra Mundial afetou a história postal brasieira de diversas formas. Uma delas foi a circulação de correspondência ligadas à prisioneiros de guerra. A postagem de hoje faz referência à essa história, através de um bilhete postal circulado entre um campo de prisioneiros na British India e a cidade do Rio de Janeiro, em fins de 1943.
Bilhete postal circulado entre a British India (18/11/1943) e a cidade do Rio de Janeiro (Brasil) - sem data de chegada registrada. O remetente, um certo E. Wiese (prisioneiro número 56.486). Já o destinatário, Dr. Zauder. Acervo: Wilson de Oliveira Neto.
 Verso do bilhete postal, com a mensagem escrita ao Dr. Zauder, escrita em 18 de novembro de 1943. Acervo: Wilson de Oliveira Neto.

2 comentários:

  1. é o Feldpost ingles. Interessante tiveram outros paises que fizeram carimbos especiais e viagens também. Interessante este assunto, nao comento muito nos topicos, mas fico de olho

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelo comentário Mitch! Sabe o que eu mais gostei nele? O fato do mesmo ter sido endereçado, provavelmente, a um alemão radicado no Brasil da época. Aqui em Santa Catarina são comuns cartas das frentes de combate e dos campos de prisioneiros durante a Primeira e Segunda Guerras Mundiais. Acho isso fascinante, pois, geralmente, associamos o correio militar apenas à Força Expedicionária Brasileira.

    ResponderExcluir