quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Envelopes circulados com séries completas.

É comum na filatelia alemã, em particular, entre 1933 e 1945, a existência de diversos envelopes circulados, cujos selos fixados correspondem à séries completas. Tratam-se de verdadeiras peças filatélicas, ou seja, cartas confeccionadas com o objetivo de se tornarem itens de coleção. Via de regra, os envelopes circulados com séries completas são documentos postais belíssimos: selos bem destacados e fixados de maneira simétrica; obliterações limpas e legíveis; caligrafia impecável. Outro detalhe marcante nessas cartas são as etiquetas de registro e os carimbos de chegada que garantem a autenticidade da circulação das mesmas.
Envelope circulado entre Leipzig (Alemanha, 08/03/1940) e Radom (Polônia, ?/?/1940). Carta registrada e obliterada na agência postal que funcionou no salão de exposições da Feira de Leipzig durante a vigência da mesma. Acervo: Wilson de Oliveira Neto.
Verso do envelope, no qual aparece o carimbo de chegada a Radom.
Envelope circulado entre Dresden (24/04/1944) e Pegnitz (25/04/1944). Carta registrada. Acervo: Wilson de Oliveira Neto.
 
Verso do envelope, no qual aparece o carimbo de chegada a Pegnitz.
Envelope circulado entre Dessau (16/05/1944) e Schmallenberg (18/05/1944). Carta registrada. Acervo: Wilson de Oliveira Neto.
Verso do envelope, no qual aparece o carimbo de chegada em Schmallenberg.

2 comentários:

  1. Como sempre legais demais. Mesmo se tem a vinheta de R acho muito filatelico estes envelopes certamente feitos por filatelistas, nao?

    Mas belos de cor e historia e os carimbos nitidos beleza ^^

    ResponderExcluir
  2. Ah, sim Mitch! Certamente, esses envelopes, pelas suas características, são obras de filatelistas. Há todo um cuidado neles que somente um colecionador poderia ter.

    ResponderExcluir