segunda-feira, 20 de agosto de 2012

O correio militar da Força Expedicionária Brasileira.

Entre os anos de 2003 e 2004 eu participei de um projeto de pesquisa sobre a história do 62o. Batalhão de Infantaria de Joinville, em Santa Catarina. A pesquisa gerou diversos frutos, entre os quais se destaca o livro O Exército e a cidade, publicado em 2008, do qual sou co-autor. Porém, o volume de documentos militares consultados foi enorme e acabei não publicado muitos dados coletados. A postagem de hoje procura fazer justiça à essa omissão e, aos poucos, tornar públicas as informações que obtive sobre o Correio Militar da Força Expedicionária Brasileira - FEB. O assunto é velho conhecido dos filatelistas amantes da história postal e já rendeu diversos estudos publicados em revistas filatélicas e coleções magníficas.

Quando a FEB foi criada e organizada, em 1943, seus responsáveis preocuparam-se com os mais diversos aspectos da sua existência e funcionamento, entre os quais o seu serviço de correio. A imagem a seguir representa os modelos de marcas postais destinadas à censura e à datação das correspondências trocadas entre os pracinhas e seus familiares.

Referência:
MINISTÉRIO DA GUERRA. Boletim do Exército. Vedado à imprensa. Suplemento n. 1: instruções para o funcionamento do Serviço Postal da Força Expedicionária Brasileira. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 1944.

Um comentário:

  1. Muito interessante e foram feitos em varias cores? tem mais informaçoes sobre eles?

    ResponderExcluir