Logo após o término da Segunda Guerra Mundial na Europa, em 8 de maio de 1945, nas diversas regiões da Alemanha ocupadas pelos aliados, houve a imediata necessidade de se restabelecer as comunicações postais. O reaproveitamento de selos e bilhetes postais emitidos durante o regime nacional-socialista (1933/45) foi uma das soluções encontradas para esse problema. O bilhete postal (postkarte) a seguir é um exemplo de documento postal pertencente ao então extinto regime nacional-socialista que foi reaproveitado durante o imediato pós-guerra.
Bilhete postal (postkarte) alemão. Note-se que a efígie de Adolf Hitler (1889-1945) impressa originalmente no selo foi apagada através de uma sobre-estampa quadriculada preta. Acervo: Wilson de Oliveira Neto.
Esta sobrecarga eu nao conhecia obrigadao meu amigo nao sou muito na alemanha mas graças a voce aprendo sempre um pouco e mesmo muito
ResponderExcluirAbraços e continua assim ^^
Muito obrigado pelo comentário Mitch. Eu estou pensando em iniciar uma coleção sobre o pós-guerra filatélico na Alemanha.
ResponderExcluirWilson,
ResponderExcluirMuito interessante. Mas não deixa de ser bizarro a reutilização de uma figura já destronada e nesse momento morta. Mas deve ter sido a única escolha.
Grande abraço,
José Renato
Caro José Renato.
ResponderExcluirMuito obrigado pelo seu comentário e perdoe-me pela demora desta resposta. Eu concordo com você quanto ao caráter bizarro acerca da reutilização de uma figura "já destronada e nesse momento morta". De fato, em 1945, as autoridades de ocupação não tiveram alternativa, senão improvisar selos e marcas postais, além da reutilização do material alemão existente até então. Na filatelia alemã, esses casos enquadram-se na categoria Deutsche Lokalausgaben ab 1945. Há muita coisa interessante para colecionar e pesquisar. Finalizando, mais uma vez, obrigado, e esteja à vontade para sempre comentar.
Essa eu não conhecia!!
ResponderExcluir