Berlim Ocidental foi um enclave capitalista bem no coração da Alemanha Oriental. Para a historiografia, ela foi o epicentro da Guerra Fria.
A imagem anterior representa um cartão postal em que é retratado o Portal de Brandenburgo, localizado em Berlim. Durante a Guerra Fria, ela foi a fronteira entre as zonas de ocupação americana e soviética. Uma fronteira não apenas geográfica, como também política e ideológica.
O cartão postal em questão foi remetido para a cidade de Porto Alegre, no dia 21/08/1960. Ao lado do carimbo obliterador, é possível ver uma flâmula de propaganda turística muito comum na época. O selo fixado corresponde ao valor pago naquele tempo para o envio de cartões postais e faz parte de uma série regular emitida entre 31/01 e 22/03/1957. Nela, está impressa a efígie do Prof. Dr. Theodor Heuss, o então presidente da República Federal da Alemanha ou Alemanha Ocidental (MICHEL, 2OOO).
Fonte: MICHEL. Deutschland-Katalog 2000/2001. München: Schwaneberger Verlag GMNH, 2000.
Belissima carta meu amigo belas cores e uma framinha no selinho ^^
ResponderExcluirSobre o arco está a "quadriga" (estátua da deusa grega Eirene ou Irene - deusa da paz, em uma biga puxada por quatro cavalos). Originalmente a quadriga estava com sua frente voltada para a parte oeste de Berlim, de costas para a "Pariser Platz", mas os soviéticos fizeram a inversão, ficando sua face voltada para leste (que era a parte oriental de Berlim).
ResponderExcluirUm detalhe interessante desse postal é que a quadriga acima do portão de Brandenburgo já está voltada para o lado soviético.