sábado, 19 de maio de 2012

Guerras e revoluções brasileiras: Revolução de 1930.

"Um novo, claro Brasil surge, indeciso da pólvora.
"Meus Deus, tomai conta nós.
[...]
"Deus vela o sono e os sonhos dos brasileiros.
"Mas, eles acordam e brigam de novo"
(Carlos Drumond de Andrade, Outubro 1930).
 
Desencadeada durante o final da tarde do dia 3 de outubro de 1930, a Revolução de 30, como é popularmente conhecida, é um dos mais importantes e controversos capítulos da história do Brasil recente. Ao mesmo tempo em que ela encerrou um período histórico brasileiro, a República Velha, ela iniciou a Era Vargas.
São diversos os registros documentais, memorialísticos e historiográficos sobre esse assunto. A seguir, dois documentos postais circulados no sul do Brasil, da época da Revolução de 1930, que servem de testemunho acerca da sua passagem pelo Rio Grande do Sul e pelas cidades catarinenses de Blumenau e Joinville.
Envelope provavelmente remetido de Porto Alegre (2?/09/1930) para Bento Gonçalves - sem data de chegada registrada. Correspondência submetida à censura, conforme comprova o carimbo roxo aplicado sobre o nome do destinatário, um certo senhor Carlos Cini. Acervo: Wilson de Oliveira Neto.
 Cartão postal circulado entre Blumenau (sem data de envio registrada) e Joinville (3?/11/1930). No lugar do carimbo obliterador regular, observa-se um carimbo de censura, provavelmente aplicado em Blumenau. Acervo: Wilson de Oliveira Neto.
Frente do cartão postal enviado por Mario Reu à sua prima, Veronica Reu, durante o final de outubro de 1930. Nele, aparecem militares e milicianos rebeldes em passagem por Blumenau. Tal como em Joinville, a passagem dos rebeldes de 1930 foi ricamente fotografada. Muitas das imagens feitas acabaram sendo tranformadas em cartões postais ou outras lembraças iconográficas da Revolução de 1930. Acervo: Wilson de Oliveira Neto.

6 comentários:

  1. Essas peças não tem só valor filatélico, possuem também um valor histórico imenso! É uma maravilha ver esse material e saber que está bem guardado =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário Rubens! Eu sou apaixonado pelos quiproquós políticos do Brasil durante a República Velha. Na próxima semana, eu publicarei as imagens dos cartões postais que registraram a passagem da Revolução de 1930 por Joinville. Um abraço e até mais.

      Excluir
  2. Simplesmente maravilhozas estas duas peças filatelicas incriveis.

    ResponderExcluir
  3. Olá professor, Eu tambem me correspondo com a história da república
    velha,tudo nessa interesssante, e essa sua ,como bem disse o Rubens
    é uma valiosa peça que terá que ser preservada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário amigo. Eu quero ver se, aos poucos, eu publico o material filatélico que possuo sobre o período. Um grande abraço e escreva sempre.

      Excluir