sábado, 26 de maio de 2012

Guerras e revoluções brasileiras: a Campanha de Nacionalização no sul do Brasil.

A Campanha de Nacionalização foi iniciada no sul do Brasil, em 1938. Ela foi conduzida pelo Exército brasileiro, com o objetivo de integrar à nacionalidade brasileira as comunidades de origem estrangeira residentes no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Na prática, a Nacionalização, como também ficou conhecida, consistiu em uma série de ações coercitivas que teve como meta assimilar essas populações, na época, acusadas de formarem "quistos étnicos" nas regiões coloniais do Brasil meridional.
Segundo Nino Aldo Códa (1941), entre os anos de 1939 e 1940, os correios dos estados do Mato Grosso e de Santa Catarina aplicaram em muitas das suas correspondências carimbos de propaganda política, em apoio à Campanha de Nacionalização. Produzidos em borracha e com tintas lilás e roxa, eles reproduziram a célebre frase do político catarinense Lauro Müller: "Quem nasce no Brasil é brasileiro ou traidor".
Envelope circulado entre Porto Alegre (14/07/1939) e Brusque - sem data de chegada registrada. Se Códa (1941) está correto, o carimbo lilás aplicado ao lado do selo usado no pagamento do porte, reproduzindo a frase de Lauro Müller, foi impresso em Santa Catarina, em Brusque, destino da correspondência, ou em outro município que fez parte do itinerário percorrido por este envelope? Acervo: Wilson de Oliveira Neto.
Variação do carimbo em questão, emitido pelo correio do Mato Grosso. Fonte: Códa (1941).

Referências:
CÓDA, Nino Aldo. Contribuição ao estudo dos carimbos. Rio de Janeiro: FILATIP, 1941.
COELHO, Ilanil. É proibido ser alemão: é hora de abrasileirar-se. In: GUEDES, Sandra Paschoal Leite de Camargo (org.). Histórias de (i)migrantes: o cotidiano de uma cidade. Joinville: UNIVILLE, 1999.

2 comentários:

  1. Belos exemplares e que narram a história do Brasil
    através da filatelia, material que merece destaque
    e atenção especial, mais uma vez parabéns Wilson.

    ResponderExcluir
  2. onde encontro este livro: CÓDA, Nino Aldo. Contribuição ao estudo dos carimbos. Rio de Janeiro: FILATIP, 1941.

    ResponderExcluir