sexta-feira, 11 de maio de 2012

Filatelia Fiscal.

Ao amigo J. Rodrigues, expert em filatelia fiscal brasileira.

O colecionismo filatélico não se restringe apenas à comunicação postal. A emissão de selos destinados à comprovação de pagamento de tributos também é objeto de coleção e estudo filatélicos. Trata-se, e um ramo da Filatelia denominado Filatelia Fiscal. A seguir, um exemplo de documento no qual foram aplicados dois selos fiscais - um federal (verde) e outro estadual (azul). O documento postado é uma antiga CNH, pertencente ao senhor Juvenal Macedo (1912-1980), meu bisavô.

3 comentários:

  1. Este selo azul com o que parece ser o Duque de Caxias legal demais

    ResponderExcluir
  2. Trata-se do Oswaldo Cruz. É uma estampilha emitida pelo Estado de Santa Catarina, cujos fundos arrecadados seriam revertidos para a saúde pública. Eu estou muito tentado em começar uma coleção de selos e documentos fiscais catarinenses.

    ResponderExcluir
  3. Belissimo documento Wilson,deve guardar com carinho..tenho alguns de
    meu avô (passaporte,alguns recibos).Uma dica ao colega, aí em Santa Catarina tem vendedores exelentes e que tem muitos documentos para venda,só que muitos lotes vem com tipos de documentos iguais, mas nós podemos combinar e salvar parte deles.Parabens pela postagem e quem sabe não possa iniciar no Tema, ou continuar, pois acredito que já começou.

    ResponderExcluir