sábado, 7 de julho de 2012

De Praha para Vysoké Mýto.

Entre 1939 e 1945, parte do que hoje corresponde à República Tcheca, mais precisamente as regiões da Boêmia e Morávia, foi ocupada por tropas alemãs e anexada aos terrtórios da Alemanha no leste europeu, sob o nome oficial de Protetorado da Boêmia e Morávia (Protektorat Böhmen und Mähren, no original, em alemão). Em nível historiográfico, a criação do Protetorado está ligada à expansão alemã que resultou na invasão da Polônia e, em consequência, no início da Segunda Guerra Mundial, em 1 de setembro de 1939. A postagem de hoje é parte dessa história, um envelope circulado entre as cidades tchecas de Praha e Vysoké Mýto.
O selo fixado no envelpe corresponde ao valor vigente na época para uma carta comum circulada dentro do Protetorado - 120 Coroas. Ainda sobre o selo postal, ele faz parte de uma série comemorativa com sobretaxa para o Auxílio de Inverno. A mesma foi emitida em 29 de janeiro de 1943 e formada por três valores - 60+40, 120+80 e 250+150. Finalizando, a tiragem dessa série foi de 2.000.500 exemplares válidos até o dia 30 de junho de 1943 (MICHEL, 2000).
Envelope circulado entre Praha (23/02/1943) e Vysoké Mýto - sem data de chegada registrada. Carta simples, cuja obliteração ocorreu através de meio mecânico. Acervo: Wilson de Oliveira Neto.

Referência:
MICHEL. Deutschland-katalog 2000/2001. München: Schwaneberger Verlag GMBH, 2000.

2 comentários:

  1. Gostei desta tematica aqui na Europa tem quem colecione as variedades de carimbos a ondas. Legal

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Essa eu não sabia Mitch! Muito interessante o seu comentário. Particularmente, eu aprecio muito as obliterações feitas através de meios mecânicos, tal como no envelope que publiquei nesta postagem. Pretendo publicar na próxima semana um envelope circulado entre a Argentina e o Brasil, cuja obliteração foi feita através de meio mecânico. Contudo, no lugar das "ondas", foram impressas flâmulas de propaganda. Finalizando, muito obrigado pelo comentário e tenha uma boa semana.

    ResponderExcluir