quarta-feira, 11 de julho de 2012

O Bloqueio de Berlim (1948/49).

Durante a Segunda Guerra Mundial (1939/45), a luta contra os países do Eixo, em particular a Alemanha, fez com que surgisse uma aliança militar, no mínimo, improvável: as potências ocidentais - Estados Unidos e Inglaterra - e a União Soviética. Como ouvi certa vez, tratou-se de uma aliança "bizarra", formada por países que possuíam sistemas socioeconômicos extremamente antagônicos. Para reforçar essa opinião, é só lembrar que, durante a Guerra Civil Russa (1918/21) ocorreu uma intervenção internacional à favor dos russos brancos que lutavam contra os russos vermelhos bolchevistas (GILBERT, 1968).
Com o fim da Segunda Guerra Mundial na Europa, em 8 de maio de 1945, a razão para tal aliança desapareceu e foi iniciada uma acirrada disputa pela hegemonia mundial entre os EUA e a URSS conhecida como Guerra Fria (1945/91). A capital alemã, Berlim, foi o um dos locais mais importantes desse capítulo da história contemporânea. Sua região ocidental foi um enclave capitalista e estadunidense bem no meio da Alemanha Oriental comunista e soviética. Essa situação rendeu, ao longo da segunda metade do século 20, diversos episódios dramáticos, como por exemplo, o Bloqueio de Berlim.

O Bloqueio de Berlim.
Entre junho de 1948 e maio de 1949, o exército soviético bloqueou todos os acessos ferroviários e rodoviários a Berlim Ocidental. Em resposta, os aliados ocidentais - EUA e Inglaterra - organizaram um ousado sistema de ponte-aérea (Luftbrücke) entre a Alemanha e Berlim Ocidentais. A RAF e a USAIF foram responsáveis pela operação que durou 15 meses, operando 24 horas por dia. Os aeroportos de Tegel, Gatow e Tempelhof foram os pontos de chegada e de partida dos inúmeros aviões cargueiros britânicos e estadunidenses que abasteceram Berlim Ocidental com tudo do que ela necessitava para sobreviver, de víveres à correspondência postal (MAN, 1979; WINDSOR, 1968).
O documento publicado nesta postagem faz parte dessa história, pois se trata de um bilhete postal alusivo ao centésimo dia de existência da Luftbrücke Berlin. O selo nele fixado corresponde ao número 4, no valor de 10 Pfennig, da série de selos regulares emitida em setembro de 1948, com sobre-carga preta "BERLIN". Segundo o catálogo Michel (2000), o selo em questão teve uma tiragem de 6.600.000 exemplares, que circularam até 31 de março de 1949, quando perderam sua validade. A peça foi completada com uma obliteração com flâmula, na qual está escrito "Luftbrücke Berlin".
Bilhete postal em celebração ao centésimo dia de existência da Ponte Aérea de Berlim. Embora o mesmo não tenha circulado, há nele fixado um selo postal regular e uma obliteração (01/10/1948) com flâmula. Acervo: Wilson de Oliveira Neto.
Verso do bilhete postal (Postkarte).

Referências:
GILBERT, M. A intervenção. In: ABRIL CULTURAL. História do século 20: 1919 - 1934. São Paulo: Abril Cultural, 1968.
MAN, J. Bloqueio de Berlim: uma ponte nos céus. Rio de Janeiro: Renes, 1979 (História Ilustrada do Século da Violência; v. 9).
MICHEL. Deutschland-katalog 2000/2001. München: Schwaneberger Verlag, 2000.
WINDSOR, P. O bloqueio de Berlim. In:  ABRIL CULTURAL. História do século 20: 1942 - 1956. São Paulo: Abril Cultural, 1968.

Um comentário:

  1. Obrigado mais uma vez pela aula e pela magia desta peça e deste comentario e explicação

    ResponderExcluir