segunda-feira, 16 de julho de 2012

Dia do Selo / Exposição "Selos do Mundo".

Inicio hoje a postagem das séries de selos postais de Berlim Ocidental que possuo completas em minha coleção. Comecei a colecionar esse tópico da filatelia alemã ainda adolescente, por volta de meados da década de 1990, quando frequentava assiduamente as reuniões da Associação Filatélica de Joinville - AFJ. Além da sua reconhecida qualidade, os selos de Berlim Ocidental são um testemunho da história do século 20, pois foram emitidos no contexto da Guerra Fria, em um dos locais mais quentes deste perído.

Dia do Selo Postal / Exposição "Selos do Mundo".
A série de selos postais abaixo foi laçada em 7 de outubro de 1951. É formada por dois valores sobretaxados - 10 + 3 Pfg e 20 + 2 Pfg. O primeiro valor teve uma tiragem de 514.000 exemplares; já o segundo, 506.000. Os selos dessa série circularam até 31 de outubro de 1954, quando perderam a validade. Há uma curiosidade sobre o valor de mercado desses selos: geralmente, os selos postais usados valem menos que os selos novos, que nunca foram utilizados em correspondências e que encontram-se tal como foram vendidos pelos correios - mints, no vocabulário filatélico. No caso dessa série, ocorre o contrário, os selos usados têm um valor maior (MICHEL, 2000).



Referência:
MICHEL. Deutschland-katalog 2000/2001. München: Schwaneberger Verlag GMBH, 2000.

4 comentários:

  1. Legal demais, eu pessoalmente so coleciono até fim 1947 então estes nunca tinha visto

    Mais uma que o amigo me aprendeu ^^

    ResponderExcluir
  2. Que bom ler seu comentário Mitch. Essa série foi uma das primeiras que eu obtive quando iniciei a minha coleção. Depois do Reich, Berlim Ocidental é o meu item favorito da filatelia alemã.

    ResponderExcluir
  3. Preciosos sellos, los sellos en calcografía son los que mas me gustan. Saludos

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado pelo comentário! Eu também gosto muito dos selos em calcografia. Essa técnica de impressão dá um charme especial aos selos postais.

    ResponderExcluir